terça-feira, 16 de agosto de 2011

TRT-2 realiza, nos dias 17 e 18, o evento “Acessibilidade e Inclusão: Justiça para Todos”


O TRT-2 realizará nos dias 17 de 18 de agosto o evento "Acessibilidade e Inclusão: Justiça para Todos". Organizada pelo Comissão de Acessibilidade e Setor de Acessibilidade do TRT-2, com apoio da Escola Judicial do Tribunal (Ejud-2), a iniciativa irá trazer informações relativas às deficiências física, sensorial (visual e auditiva) e intelectual, objetivando, com isso, promover a conscientização e sensibilização de todos.

No dia 17, a abertura será realizada, às 17h, na Praça da Justiça do Fórum Ruy Barbosa e terá a apresentação dos grupos de dança em cadeira de rodas Artes sem Barreiras e Entre Nessa, além da participação da Banda da Polícia Militar, interpretando o Hino Nacional. Após a abertura, será servido um café na entrada do auditório do 1º subsolo do Fórum Trabalhista, e, em seguida, às 18h, iniciam-se as palestras. Para este dia, estão programadas as exposições Justiça e Acessibilidade: O papel do Poder Judiciário na inclusão no trabalho de pessoas com deficiência e Meu projeto de dominar o mundo - uma discussão sobre a urgência de fazer um país com acesso para todos.
A primeira será ministrada pela servidora Daniela Ferrari Kovács, chefe do Setor de Acessibilidade do TRT-2 e pelo desembargador do TRT da 9ª Região Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, primeiro magistrado cego do Brasil e autor da proposta legislativa sobre reserva de vagas em concurso público para deficientes. A segunda palestra será ministrada por Jairo Marques, cadeirante, colunista e chefe de reportagem do jornal Folha de São Paulo, e idealizador do blog Assim como você
 
Encerrando o dia, será apresentada A beleza do som, com Renato José, deficiente visual e violonista erudito. 
 
Já no dia 18, a abertura será às 13h30 na Praça da Justiça, com o coral de flautas Feliz Idade Clube A. Às 17h, iniciam-se as atividades no auditório do 1º subsolo do fórum com a apresentação do coral de surdos Mãos que Cantam e Encantam. Em seguida, será a vez do depoimento intitulado O amor, a escuridão e o silêncio, do casal de surdo-cegos Cláudia Sofia Indalécio e Carlos Jorge Wildhagem Rodrigues. 
 
Dando prosseguimento às atividades e encerrando o evento, acontece o painel Inclusão e trabalho – implicações da Lei de Cotas, que tratará de questões que dificultam a aplicabilidade da Lei de Cotas, como a frequente alegação dos empregadores de que inexistem pessoas com deficiência capacitadas a serem contratadas. 
 
Participarão da mesa a desembargadora Ana Maria Contrucci Brito Silva, presidente da Comissão de Acessibilidade do TRT-2; Marcos Neves Fava, juiz do trabalho titular da 89ª Vara do Trabalho de São Paulo; Paulo Sérgio João, advogado, professor da PUC-SP e da Fundação Getúlio Vargas; João Ribas, doutor em ciências sociais pela USP, coordenador do Programa Serasa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência, empresa modelo em acessibilidade, inclusão e empregabilidade; e Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, desembargador do TRT-9, ex-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, primeiro magistrado cego do Brasil. 
 
Para conferir todos os detalhes da programação e se inscrever, acesse a página da Ejud-2. As inscrições foram prorrogadas até esta terça-feira (16). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário